sábado, 18 de março de 2017

CAPACITAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017

Capacitação da Campanha da Fraternidade 2017
Aconteceu na manhã deste sábado (18), no CEFORP, a Capacitação da Campanha da Fraternidade 2017, que teve como facilitar o Prof. José Maria (Assessor Diocesano da Cáritas). Estiveram presentes o pároco de Alcântaras, Pe. Bosco; o pároco de Meruoca, Pe. João Paulo Aguiar; os coordenadores de capelas, líderes de pastorais e movimentos da Sede, os Secretários municipais, o vice- prefeito Joaquim Benício, a vereadora Toinha Sergino, diretores de escolas municipais, coordenadores pedagógicos, o Presidente do Sindicato Antônio Pereira e uma representação da Paróquia de Meruoca.
O encontro iniciou-se com um Momento de Oração dirigido pelo pároco de Alcântaras Pe. Bosco, seguido da Palestra e da criação da Comissão Municipal do Meio Ambiente.
A Comissão é composta por:
- Pe. Bosco, pároco;
- Pe. Marcone, vigário paroquial;
- Joaquim Benício, vice-prefeito;
- Toinha Sergino, vereadora;
- Charlyne Cunha, secretária de Educação;
- Vanessa Rodrigues, secretária de Cultura;
- Luis Francisco, secretário de Agricultura;
- José Maria, representante das Capelas;
- Joaquim Silva, representante das Pastorais;
- Sayonara Carvalho, representante dos Diretores;
- Aparecida Costa, representate dos Coordenadores Pedagógicos;
- Antônio Costa, representate do Sindicato.
O Evento terminou com o lançamento do projeto "Meio Ambiente e suas diversidades" que será desenvolvido em todas as Escolas Municipais.

Confira as imagens do evento:
Acolhida

Pe. Bosco - Momento de Oração

Capacitação da Campanha da Fraternidade 2017

Palestra - Prof. José Maria


Comissão Municipal do Meio Ambiente

Prof. José Maria - Assessor Diocesano da Cáritas


Charlyne Cunha - Secretária de Educação

Gestores Municipais

domingo, 5 de março de 2017

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2017
A palavra "bioma" vem da língua grega e significa "ambiente vital". E a palavra vida em grego se diz "bios". Estamos falando portanto, da vida que existe e se desenvolve em vários e diversos ambientes e são nesses ambientes vitais que nós vivemos e sobrevivemos. No Brasil, nós temos seis ambientes vitais, ou biomas: a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pantanal e o Pampa. E o bioma Caatinga, só existe aqui, no nosso Nordeste.
A Campanha da Fraternidade deste ano, tem como tema: "Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida" e lema: "Cultivar a guardar a criação" (Gn 2,15). Numa linha de continuidade com o tema da Campanha da Fraternidade do ano passado, como Igreja e como sociedade, somos convidados a cuidar da nossa casa comum, o planeta Terra, preservando o meio ambiente, o nosso bioma, no qual vivemos e do qual dependemos.
O nosso bioma Caatinga é um bioma que se adaptou ao nosso clima semiárido. Nesta época de verão, de seca, parece que toda vegetação morreu, excetuando algumas plantas que se mantém verdes, mesmo em plena seca: a carnaúba, o mandacaru, o juazeiro. Mas a vegetação está apenas adormecida. Mesmo antes de chover, muitas plantas já começam a soltar brotos verdes. Logo que chove, tudo fica verde e cheio de vida.
O bioma tem o seu equilíbrio natural, mas a ação humana pode alterar este equilíbrio. Daí o cuidado que devemos ter na agricultura, evitando devastação, uso de agrotóxicos e queimadas, na mineração, que degrada o meio ambiente e na convivência sustentável com o semiárido.
Esta Campanha da Fraternidade é uma oportunidade excelente para tomarmos consciência e compromisso com a preservação de nosso bioma. (Dom Antônio Roberto Cavuto - Bispo Diocesano de Itapipoca e Secretário do Regional CNBB NE1)