PARABÉNS PE. EDMILSON PELOS 28 ANOS DE VIDA SACERDOTAL
Oração pelos Sacerdotes
Amém.
O verdadeiro significado do Natal é o amor. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.o Natal significa paz, alegria, fraternidade e generosidade. Diante dessas afirmações e da realidade atual em nosso município, onde muitos irmãos e irmãos sofrem pela falta até mesmo do pão de cada dia, a Paróquia de Alcântaras realizará o Natal Solidário, onde pelo envolvimento das Pastorais, movimentos religiosos,órgãos públicos e comunidade em geral proporcionará um momento de confraternização e solidariedade com esses nossos(as) irmãos(as) por meio da doação de alimentos.
Na noite, em que Jesus Cristo passou da morte à vida, a
Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração. A celebração
da Vigília pascal articula-se em quatro partes: 1) a liturgia da luz ou
“lucernário”; 2) a liturgia da Palavra; 3) a liturgia baptismal; 4) a liturgia
eucarística.
A liturgia eucaristica é o momento culminante da Vigília,
qual sacramento pleno da Páscoa, isto é, a memória do sacrifício da Cruz, a
presença de Cristo Ressuscitado, o ápice da Iniciação cristã e o antegozo da
Páscoa eterna.
Neste dia celebramos a paixão e morte de Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.
consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. Depois deste momento não há mais comunhão eucarística até que seja realizada a celebração da Páscoa, no Sábado Santo.
Trata-se de um conjunto de leituras, lamentações, salmos e preces penitenciais. O nome surgiu por causa da forma que se utilizava antigamente para celebrar o ritual. A igreja fica às escuras tendo somente um candelabro triangular, com velas acesas que se apagam aos poucos durante a cerimônia.