Movimentos

MOVIMENTOS / ASSOCIAÇÕES PIAS / GRUPOS / NOVAS COMUNIDADES

ASSOCIAÇÕES PIAS

- VICENTINOS: José Ramos Freire

- APOSTOLADO DA ORAÇÃO - Rita Maria de Jesus

 

GRUPOS:

- TERÇO DAS MULHERES: Socorro Maria Freire Moreira (Coíta)

- TERÇO DOS HOMENS: José Ximenes Carvalho

- MADRINHAS DO ALTAR: Maria do Socorro Machado Freire

- RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA: Vleudócio Pereira Sales

- PAI DE MISERICORDIA – Silvia Leitão Ferreira

 

NOVAS COMUNIDADES

- SHALOM: Francisco Mateus Gomes de Lima

- RAINHA DA PAZ: Francicleide Araújo Freire Carvalho

- NOVO ARDOR – Debora Andrade


 

 


CONHECENDO OS MOVIMENTOS:

SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO 
A Sociedade de São Vicente de Paulo é uma comunidade cristã espalhada pelo mundo inteiro, fundada em Paris, França, em 1833, por um grupo de sete jovens leigos católicos, sob a inspiração de Antonio Frederico Ozanam.
A vocação dos membros da Sociedade, chamados vicentinos é seguir Jesus Cristo servindo aqueles que precisam e, desta forma dar testemunho do seu amor libertador, cheio de ternura e compaixão. Os homens (confrades) e as mulheres (consócias), mostram a sua entrega mediante o contato pessoa-a-pessoa, promovendo a dignidade e integridade do homem em todas as suas dimensões.
A SSVP é constituída pelas seguintes unidades vicentinas: Conferências, Conselhos Particulares, Conselhos Centrais, Conselhos Metropolitanos, Conselho Nacional, Obras Unidas e Conselho Internacional.
A SSVP chegou em Alcântaras no dia 15 de agosto de 1926 (há 90 anos).
Atualmente, existem constituído o Conselho Particular e mais 4 conferências, sendo duas na sede (Conferência N.S. do Perpétuo Socorro e Conferência São Tarcísio), Conferência São José em Ventura, e Conferência São Pedro em Lanchinha. Hoje, existem cerca de 130 Vicentinos espalhados pela Paróquia de Alcântaras.






TERÇO DAS MULHERES

O grupo do terço das mulheres foi fundado dia 8 de março de 2008, no dia Internacional da Mulher. Os encontros acontecem todos os sábados às 18h na Igreja Matriz.
O encontro tem início com o terço louvando a Jesus Cristo e Nossa Senhora, orando pelos presentes, pelos aniversariantes do mês, os doentes os ausentes, os viajantes, os pais que viajam por necessidade para trabalhar nas firmas para conseguir o sustento da família, sem esquecer-se de agradecer e testemunhar tantas graças adquiridas.
O maior objetivo é reconhecer o amor de Jesus Cristo e o exemplo de Nossa Senhora, cada um procurando melhorar como católica, evangelizando a partir da família, dos irmãos em Cristo e toda a comunidade, dando bons exemplos e procurando orientações nas leituras da Sagrada Escritura.


COMUNIDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ
A Comunidade Rainha da Paz, é uma das novas comunidades católicas, onde tem sua sede localizada na cidade de Sobral. Dentre as missões está a da cidade de Alcântaras, onde desde 2015 realiza trabalhos missionários, como grupos de oração, trabalhos de evangelização e de motivação aos cristãos para que vejam a importância da Santa Missa, Adoração e que tenha uma vivência com a Eucaristia. Nosso carisma é: “Adorar Jesus Eucarístico como Almas Esposas e Evangelizar Exercendo Maternidade Espiritual”. A Comunidade Rainha da Paz é uma resposta do Espírito Santo ao desafio da contemplação e evangelização neste tempo.                                                      
Às terças-feiras tem o Grupo Rainha da Paz (Misto para Adultos) às 19:00h.               
Às quintas-feiras existe o Grupo Filhinhos de Maria para crianças ás 19:00h.             
Nas segundas e quartas Sextas-feiras do mês existe Adoração ao Santíssimo Sacramento das 21:00h às 00:00h.                                                                                                          
Nas Sextas-feiras também existe o Grupo Medjugorje para Jovens às 19:00h na Igreja São Vicente de Paulo e o Projeto Queridos Filhos onde os integrantes saem visitando os domicílios pela Sede.                                                                                                      
Aos sábados acontecem os encontros do Projeto Santa Mônica para as Mães que rezam pelos filhos, às 17:00h, quinzenalmente.                                                                                  
Todos os encontros dos grupos e adoração acontecem na Igreja São Vicente de Paulo no bairro do Junco.
Sinta-se convidado a fazer parte da Comunidade Católica Rainha da Paz – Missão Alcântaras.



TERÇO DOS HOMENS
O Terço dos Homens é um movimento novo da Igreja Católica, com espírito pós-moderno, aurindo ainda os reflexos do Concílio Vaticano II. É uma Campanha que pretende conquistar e valorizar o religioso dos homens, através da descoberta de sua natureza como ser filial, dependente de Deus, para melhor desempenhar a sua paternidade e a sua missão cristã. O Terço dos Homens apresenta-se, sem dúvida, como uma resposta à problemática pessoal, social e comunitária dos dias de hoje, onde o homem, de modo geral, é um ser presente em todas as atividades humanas, mas ausente no seio da Igreja. Assim, rejubilam os sacerdotes que buscavam uma forma de trazer os homens de volta às fileiras da Igreja. O Terço dos Homens é também uma nova vertente de vida, fruto dos Santuários de Schoenstatt e está ligado à imagem da Mãe e Rainha que visita as famílias como Mãe Peregrina.
Atualmente, os Encontros do Terço dos Homens na Sede acontecem todas as Quartas-feiras às 19:00h, na Igreja Matriz.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO
O Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital de Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo. O Apostolado da Oração propõe um caminho rumo a santidade a partir do oferecimento diário que transforma nossa vida e nos coloca em comunhão universal de preces, pela força do Espírito Santo que habita em nossos corações, e nos impele a vivenciar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus para que, alimentados e modelados por Ele na Eucaristia, e reconciliados por Ele pelo sacramento da reconciliação, possamos colocarmos plenamente, de coração inteiro, a seu serviço e a serviço da Igreja, a exemplo de Maria, para que seu Reino venha a nós hoje, amanhã e sempre.       
            Atualmente, o Apostolado da Oração de Alcântaras possui 90 associados(as) e os encontros acontecem toda segunda sexta-feira do mês às 16h na Igreja de São Vicente de Paulo.

COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM
  Nascida em meio aos jovens, a Comunidade Católica SHALOM nasceu em Fortaleza, em 9 de Julho de 1982. Tudo começou com o desejo que surgiu no coração de Moyses Louro de Azevedo Filho, de evangelizar jovens distantes de Deus e da igreja. Naquela época, a Igreja tinha apenas manifestações tradicionais de evangelização e isso inquietava profundamente o coração de nosso fundador. Então ele pensou: "Como evangelizar um jovem? Um jovem não aceitaria ir a missa, mas aceitaria ir a uma lanchonete, pois todo jovem gosta de lanchar com os amigos." Com essa inspiração surgiu a Comunidade Católica SHALOM, com uma ousada lanchonete para evangelizar. Ao chegar na lanchonete, os jovens eram abordados pelos garçons que ofereciam os cardápios, contendo lanches com os nomes em hebraico com significados cristãos. E quando perguntavam o significado dos nomes, era a abertura para a evangelização. Os jovens foram vindo aos grupos de oração, missas e foram trazendo seus pais, amigos, irmãos e tios. Hoje, a SHALOM está espalhada em quase todos os estados do Brasil e em mais de 20 países. Estamos a disposição da necessidade da Igreja. Temos homens, mulheres, jovens, casados, na comunidade de vida (que são aqueles que deixam seus lares, família, pátria, bens e escolhem viver da providência de Deus e onde a Igreja os enviar) e na comunidade aliança (que são os irmãos que se comprometem com a evangelização e compromissos de formação na comunidade. Eles têm suas família, trabalhos, faculdades, cursos e nestes meios, eles são sinais do amor e da presença de Deus). Trabalhamos nas mais variadas formas de evangelização, desde oração e aconselhamentos, à cursos, acampamentos e festas. Procuramos transformar os meios seculares, que muitas vezes geram morte e perdição na vida de tantos, em meios de evangelização, para proporcionar ao homem de hoje uma experiência profunda e pessoal com o amor de Deus. Somos discípulos da Paz! E em todos os nossos trabalhos  procuramos evangelizar com ousadia pelo Poder do Espírito, pois nascemos para Evangelizar. Apesar de desempenharmos trabalhos de evangelização com Casais e crianças, a primazia de nossa evangelização são os jovens.
Atualmente, na Paróquia, os encontros da Comunidade acontecem todos os sábados, às 17h no Colégio Inocência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário