quinta-feira, 30 de junho de 2022

NOVENA PERPETUA A NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO

 

Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


1º HINO:
Ó Virgem Maria / que tudo alegrais / na vida socorro / que falta jamais.

Ave, Ave, Ave, Maria. Ave, Ave, Ave, Maria 

Sim, vossa imagem é estrela de paz / que em nossa viagem / ventura nos traz.  Ave, Ave, Ave, Maria. / Ave, Ave, Ave, Maria

1ª ORAÇÃO

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, * eis aqui a vossos pés, * pobres pecadores que recorrem a Vós, *  e põe em Vós sua confiança. * Ó Mãe de Misericórdia, tende piedade de nós. * Sabemos que todos vos chamam, * o refúgio e a esperança dos pecadores: * sede, pois, também, * o nosso refúgio e a nossa esperança. * Socorrei-nos, pelo amor de Jesus Cristo. *  Dai a mão a pobres pecadores, * que se Vos entregam, * e se consagram para sempre, * ao vosso serviço. * Louvamos e agradecemos a Deus * que, pela sua misericórdia, * inspirou-nos uma grande confiança em Vós: * vemos nesta confiança, * o penhor de nossa eterna salvação. * Confessamos que temos caído muitas vezes em pecado, * por não termos recorrido a Vós: * mas com o vosso socorro, seremos sempre vitoriosos. * Sabemos que nos haveis de ajudar, se nos recomendarmos a Vós: * mas, nas ocasiões perigosas, * tememos não Vos invocar, * e causarmos assim a perda da nossa alma. * Nós vos pedimos, * encarecidamente, * que nos concedais a graça, * quando demônio nos tentar, de recorrermos a Vós, repetindo: * Ó Mãe do Perpétuo Socorro, não permitais que percamos o nosso Deus. 
Ave-Maria
2ª ORAÇÃO
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, * concedei-nos a graça de invocarmos sempre, * o vosso nome poderosíssimo, * pois é o nosso socorro durante a vida, * e a nossa salvação na ocasião da morte. * Ó Maria, Virgem Dulcíssima e Puríssima, * que o vosso nome seja d’ora avante, * a aspiração de nossa alma. * Ó nossa soberana, * não tardeis em nos socorrer, * quando Vos invocarmos, * pois em todas as tentações que nos assaltarem, * em todas as nossas necessidades, * nunca deixaremos de Vos invocar, * repetindo sempre: * Ó Maria! * Ó Maria! * Que força, * que ternura, * que doçura, * que confiança sente a nossa alma, * quando pronunciamos vosso bendito nome, * quando pensamos em Vós. * Agradecemos ao Senhor, * por Vos ter dado este nome tão doce, * tão amável, * tão santo, * tão poderoso para nosso bem. * Mas não nos contentaremos de pronunciá-lo com amor, * queremos que o amor que Vos dedicamos nos lembre, * sem cessar, que Vos devemos invocar, * ó Mãe do Perpétuo Socorro.  
Ave-Maria
3ª ORAÇÃO
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, * sois a dispenseira de todas as graças, * que Deus concede aos infelizes pecadores, * e se Vos fez tão poderosa, * tão rica e tão boa, * foi para nos socorrerdes em todas as nossas misérias. * Sois a advogada dos pecadores mais abandonados, *  que a Vós recorrem; * socorrei-nos pois que a Vós nos entregamos. *  Nos vos recomendamos nossa eterna salvação. * Pondo-nos no número dos vossos servos mais dedicados; * tomai-nos debaixo da vossa proteção; * isto nos basta. * Se nos socorrerdes, nada temeremos, * porque nos alcançareis o perdão de todas as faltas: * não temeremos mesmo o nosso juiz, Jesus Cristo, * porque basta um pedido vosso para apaziguar. * Tememos somente deixar por negligência, * de nos recomendarmos a Vós, *  e assim causarmos a perdição de nossa alma. * Ó nossa Soberana, * alcançai-nos o perdão dos pecados, * o amor de Jesus Cristo, * a perseverança final, * e a graça de recorrermos sempre a Vós, * ó Mãe do Perpétuo Socorro. 
Ave-Maria.
4ª ORAÇÃO
Quarta Oração

 

Santíssima Virgem Imaculada, * Maria, nossa Mãe, * a Vós, que sois a Mãe do Senhor Jesus, * a Rainha do mundo, * a advogada, a esperança, o refúgio dos pecadores, * recorremos hoje nos, * que somos os mais miseráveis de todos. * Aos vossos pés nos prostramos, * ó grande Rainha, * e Vos damos graças por todos os benefícios, * que até agora nos tendes feito, * especialmente por nos haverdes livrado do inferno, * por nos tantas vezes merecido. * Senhora amabilíssima, * nós vos amamos, * e pelo amor que Vos temos, * prometemos servir-vos sempre, * e fazer quanto possamos para que de todos sejais servida. * Em Vós, depois de Jesus, * pomos todas as nossas esperanças, * toda a nossa salvação. * Aceitai-nos por vossos servos, * e acolhei-nos debaixo do vosso manto, * ó Mãe de Misericórdia. * E já que sois tão poderosa para com Deus, * livrai-nos de todas as tentações, * ou impetrai-nos forças para vencê-las até a morte. * A Vós suplicamos o verdadeiro amor a Jesus Cristo; * de Vós esperamos alcançar uma boa morte. * Ó Mãe, pelo amor que tendes a Deus, * Vos rogamos que nos ajudeis sempre, * mormente no último instante de nossa vida. * Não nos desampareis enquanto não nos virdes já salvos no Céu, * a bendizermos a Vós e a cantarmos as vossas misericórdias, * por toda a eternidade. * Assim esperamos, assim seja. 
Amém.

Segundo Hino

Ó Maria, concebida / Sem pecado original, / Quero amar-vos toda vida / Com ternura filial.


Vosso olhar a nós volvei, / Vossos filhos protegei! / Ó Maria, Ó Maria, (bis) / Vossos filhos protegei!

Sois estrela de bonança / Entre as trevas a brilhar, / Sois farol de esperança, / A quem sulca o negro mar.

Vosso olhar a nós volvei, / Vossos filhos protegei! / Ó Maria, Ó Maria, (bis) / Vossos filhos protegei!

Oração dos Doentes e Idosos

 

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, * vede quanto sofremos nas doenças, * enquanto nosso corpo sofre * também nosso coração se aflige. * Perdemos até a coragem de rezar. * Não encontramos alívio. * Nem mesmo a companhia dos parentes e amigos * traz conforto para nós. * Começamos a perder a coragem. * A impaciência e a tristeza invadem nosso coração. * Nessas aflições colocamos, * toda nossa confiança em vós, * ó terníssima Mãe, * Vosso coração vai ter piedade de nós. * Sim, Mãe bondosa, * Vós não nos abandonareis em nossas aflições. * Dai-nos força e coragem, * para aceitarmos com paciência este sofrimento. * Se for para nosso bem, * dai-nos a saúde do corpo. * Mas, se for do agrado de Deus que o nosso sofrimento, * ou mesmo a doença nos leve deste mundo,* aceitamos tudo, * unidos com os sofrimentos e morte de Jesus, * pois sabemos, * Ó Mãe amável, * que Vós nos alcançareis a graça * de fazermos o que Deus deseja de cada um de nós. Amém.

Ato de Consagração

Desejosos de consagrarmo-nos inteiramente, * ao serviço da sempre Virgem Maria, * de quem, após Deus, * esperamos todo auxílio na vida e na morte, * unimo-nos aos membros desta pia arquiconfraria, * fundada em honra de Nossa Mãe do Perpétuo Socorro. * Como nosso padroeiro especial, * escolhemos o glorioso Santo Afonso, * a fim de nos obter, * uma devoção sincera e duradoura, * para a Santíssima Virgem, * que é honrada por um nome tão terno. * Além disso prometemos renovar, *nossa consagração à Mãe de Deus e Santo Afonso, *cada primeira terça-feira do mês, * e de recebermos frequentemente os Santos Sacramentos. * Ó Mãe do Perpétuo Socorro, * recebei-nos por vossos servos, e fazei-nos objeto de vossa maternal proteção. * Prometemos recorrer a vós, * em todas as nossas necessidades espirituais e temporais. * Nosso Santo Padroeiro, Santo Afonso, * alcançai-nos a graça de um amor ardente a Jesus Cristo, * e a de invocarmos sempre a Mãe do Perpétuo Socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário