domingo, 6 de outubro de 2013

FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

JUVENTUDE: FÉ E MISSÃO
DE 17 A 27 DE OUTUBRO
Juventude:  fé e missão

O Beato João Paulo II dizia que a “esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo”.
Não deixa de ser empolgante que o Papa vislumbre, a partir de uma juventude renovada, a esperança de um mundo melhor. Isto significa que a Igreja reconhece a necessidade de investir muito mais na juventude, trazê-la para o centro das suas preocupações e envolvê-la no debate verdadeiro, honesto e sincero. E acreditar que, se a juventude significa a esperança de um mundo melhor, ela precisa recuperar, nela mesma, a esperança daqueles que no mundo se encontram mergulhados na desilusão, decorrente de um modo de existir e viver alicerçado e alimentado no  materialismo da ideologia consumista. Isso, porque ela mesma, a juventude, é a maior vítima das corrosões sociais e do vazio que a vida moderna, com seus falsos encantos e múltiplas seduções, tem gerado na alma das pessoas.
Enfrentar essa realidade é, sem dúvida, uma urgência da missão evangelizadora da Igreja. O que não será possível sem apostar confiante, na juventude. Contudo, faz-se necessário ir aonde ela se encontra, e conhecer melhor o seu mundo. Apresentar-lhe a proposta redentora do Cristo e chamá-la para o compromisso do Evangelho, sem, contudo, esquecer  de oferecer-lhe o suporte de que necessariamente precisa: a amizade sincera e, sobretudo, a confiança nas suas capacidades.
Chamada a ser presença viva e atualizada do Evangelho de Jesus no mundo, a Igreja se espelha no vigor da juventude. Por essa razão, ela se “vê a si mesma nos jovens” (João Paulo II).  Com o  seu dinamismo, aprende  a importância da  criatividade  pastoral; na sua linguagem atualizada encontra formas e estruturas renovadas  de apresentar a mensagem redentora de Jesus; na sua energia e vitalidade redescobre a presença viva do Cristo,  a inspirar convicção, coragem e segurança no anúncio da esperança e da vida nova.
Concluindo, por tudo que a juventude significa no hoje da sua existência, e por todo o potencial que traz consigo a Igreja a vê como “protagonista” da ação evangelizadora. Não apenas o alvo do seu trabalho missionário, mas um agente evangelizador e transformador da realidade. Pe. Edmilson.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário