domingo, 10 de junho de 2012


Encontro  para tratar da JMJ 2013

 

O encontro contou com a presença de Padre Toninho e Padre Sávio, ambos, secretários da Comissão Pastoral para a Juventude. Pe. Sávio falou do bote fé na vida que é Uma corrida de rua que vai acontecer no dia 22 de julho  em todas as dioceses do Brasil marcando a largada para a contagem regressiva de um ano para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O Bote Fé na Vida é uma iniciativa da Igreja do Brasil que visa integrar esportes e evangelização. As inscrições serão descentralizadas, feitas, em nosso caso, na própria diocese de sobral.

Pe. Toninho falou de um subsidio de preparação para a JMJ. O mesmo terá dois formatos e conteúdos distintos, um direcionado aos  jovens e outro aos adultos. Ambos contendo oito encontros de formação. Outro tema foi acerca do Dia Nacional da Juventude. O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é celebrado todos os anos pelas dioceses brasileiras, geralmente em outubro. Neste ano, o cartaz oficial será escolhido por meio de um concurso convocado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho. O resultado será divulgado no dia 25. Tema: Juventude e Qualidade de Vida. Lema: “Qual vida vale a pena ser vivida?” Iluminação Bíblica: “Eu vim para que todos tenham vida”(Jo 10,10). Enfoque: A integralidade do jovem.
Outra novidade que Pe. Toninho nos apresentou foi a realização da Campanha da Fraternidade de 2013, que terá como tema “Fraternidade e Juventude”, e lema: “Eis me aqui, envia-me!” (Is 6,8). E, que tem como objetivo refletir a realidade das juventudes no contexto atual “marcado pela tecnologia e a cultura midiática”, mas também por “desigualdades e situações de violência, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”.
Pe. Sávio apresentou aos Padres referenciais e demais representantes de juventude das dioceses do ceará a Semana Missionária da JMJ, período que antecede a Jornada que acontecerá de 23 a 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro. A Semana Missionária acontecerá de 16 a 20 de julho em todas as dioceses do Brasil. De 20 a 23 será o período de deslocamento dos jovens e peregrinos das dioceses ao Rio de Janeiro.
São esperados jovens de 193 países e uma estrutura gigantesca está sendo planejada e montada para o acolhimento dos peregrinos. Alguns grupos já se mobilizam no aprendizado de língua estrangeira. As atividades da Semana Missionária serão embasadas no tripé Fé, Solidariedade e Cultura e foi aprovada pelo Pontifício Conselho para os Leigos. Na ocasião Dom delir, nosso Bispo e o Bispo Referencial da juventude do Ceará na CNBB, entregou a Pe. Sávio e Pe. Toninho um DVD do Bote Fé sobral. No encontro a nossa diocese esteve representada por nosso Bispo, Pe. Diniz e Robério Cavalcante, secretário da RCC e assessor especial do setor de juventude diocesano.

Fonte: Jornal Correio da Semana

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Rogai por Nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário