domingo, 5 de agosto de 2012

VOCAÇÃO SACERDROTAL

O padre deixa tudo para seguir, deixa tudo para construir o Reino e ganha outra família fortalecida no Espírito. pe. Edmilson




Neste mês a Igreja Católica celebra o mês vocacional. O primeiro domingo é dedicado à vocação sacerdotal e para falar melhor deste chamado a equipe da comunicação conversou com pe. Edmilson, pároco da Igreja Matriz de Alcântaras.
Iniciamos a conversa indagando ao pároco sobre o que é vocação. Prontamente respondeu dizendo: O mês de agosto é tradicionalmente conhecido como o mês das vocações. A Igreja reconhece como primeira vocação o chamado a Vida, Já que vocação é chamado e cada chamado comporta uma resposta. A igreja reconhece do ponto de vista da Fé que a vida é o primeiro chamado, Deus nos chama a Vida, o pároco fundamenta sua resposta citando o livro de Gênesis que descreve sobre a força criadora de Deus.  Reforça a importância da vocação citando o segundo chamado que Deus nos faz o chamado a Fé, Deus nos chama a viver com ele, já que existimos nele, viver conscientemente com Deus na presença de Deus é um ato de fé. A fé vista como um Dom, e o batismo marca esse momento.
Durante a entrevista pe. Edmilon falou mais especificamente sobre a vocação sacerdotal. O mesmo relata que desde sua juventude participava do grupo de Acólitos (coroinhas) e aos poucos foi percebendo os sinais do chamado a vocação e confessa: Não foi fácil, buscou auxílio para discernir a vocação.  Decorrendo sobre a temática relata: o padre é convidado a exercer o ministério sacerdotal, é uma forma de viver a vida de fé. O sacerdote é chamado a viver o ministério sacerdotal que faz parte do ministério de Cristo, todo ministério está inserido no ministério de Cristo, os ministérios brotam do ministério de Jesus, que e a ação de conduzir o povo de Deus na fé. O sacramento por excelência que o padre celebra é o sacramento da Eucaristia, que é o sacramento da Unidade, o sacramento de Salvação.
O entrevistado cita uma canção que o impulsionou a corresponder à vontade de Deus, a canção é de autoria de pe. Zezinho chamada Vocação. Citou outras músicas dentre elas: “Uma Canção Sacerdotal”. Ao final deixou uma mensagem para os jovens e quem está confuso quanto à vocação. Na mensagem citou a frase do papa João Paulo II e disse: Jovens não tenham medo do Cristo, Deus não tira nada, ele só faz oferecer. Não tenham medo de se encontrar com Cristo. Jesus não tira a liberdade, o desejo de Viver, a Alegria, pelo contrário só fortalece e transfora em uma vida mais tranquila e saudável abrindo esperança, perspectivas e dando sentido novo a vida.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Rogai por Nós

Veja as letras das canções citadas no texto 
Vocação
Padre Zezinho
Se ouvires a voz do vento
Chamando sem cessar
Se ouvires a voz do tempo
Mandando esperar.
A decisão é tua
A decisão é tua
São muitos os convidados
Quase ninguém tem tempo
Se ouvires a voz de Deus
Chamando sem cessar
Se ouvires a voz do mundo
Querendo te enganar
A decisão é tua
A decisão é tua
São muitos os convidados
Quase ninguém tem tempo
O trigo já se perdeu
Cresceu, ninguém colheu
E o mundo passando fome
Passando fome de Deus
A decisão é tua
A decisão é tua


Uma Canção Sacerdotal
Antonio Cardoso
Fui escolhido pra servir-te
E para amar-te meu irmão
Meu coração se dividiu entre o meu ser
E o teu ser em comunhão
A vida colocou-me frente a frente
Com um reino
Um reino que eu sonhava
E era minha vocação
Me fiz um sacerdote para ser como Jesus
Eu quero iluminar-te e receber a tua luz
A cruz que eu abracei, é a tua cruz ó meu irmão
Se for preciso dar a vida, é minha vocação
Eis-me aqui Senhor para servir
Eis-me aqui Senhor no teu altar
Celebrar a vida e a vida em comunhão
A minha vida eu quero te entregar
Abandonei a minha casa
E os meus pais para lutar
Por muita gente que não tem uma família
Um grande amor, ou mesmo um lar
Não fui indiferente ao teu chamado
Meu Senhor
Conserva-me na graça, na graça do amor
Agora eu faço uma oração
Para louvar-te meu Jesus
Te agradecer por este dom
E pela minha vocação
É impossível ser chamado e não obedecer
Tu tens a minha vida e o meu ser em tuas mãos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário