segunda-feira, 19 de setembro de 2016

CENTENÁRIO DE MONS. FURTADO EM ALCÂNTARAS

A Paróquia de Alcântaras, juntamente com a Paróquia de Meruoca celebrou o Centenário de Mons. José Furtado Cavalcanti.
Além da exposição de objetos pertencentes ao grande sacerdote que ficaram expostos de 12 a 18 de Setembro na Igreja Matriz, ontem (18), na Missa de abertura da Festa de São Vicente de Paulo, no bairro do Junco, foram rendidas graças a vida desse presbítero que ajudou na edificação religiosa e na emancipação política de Alcântaras.
Hoje, 19 de setembro, dia do nascimento de Mons. Furtado será celebrada uma Missa Solene na Igreja Matriz de Meruoca, e também Missa em Ação de Graças pelo sacerdote na Festa de São Vicente de Paulo, em Alcântaras.
Mons. José Furtado Cavalcanti é filho de Viçosa do Ceará, onde nasceu a 19 de setembro de 1916. Seus pais são José Furtado Cavalcanti e Maria Alves Pedrosa Cavalcanti. Foi ordenado sacerdote em Sobral no dia 03 de dezembro de 1944. Esteve como vigário coordenador de Granja de maio a dezembro de 1945. No princípio do ano de 1946, foi vigário substituto de Massapê, onde esteve durante dois meses. Nomeado vigário coordenador de Ibiapina, aí permaneceu de março de 1946 a maio de 1947, quando foi residir em Viçosa do Ceará.
A 25 de janeiro de 1948, foi nomeado vigário de Meruoca. No primeiro ano de paroquiato, organizou a catequese e dinamizou todas as associações religiosas. Reformou o cemitério paroquial, benzendo a nova ampliação a 15 de agosto de 1948. Reformou todas as capelas que encontrou já construídas e construiu as de Rosápolis, Carmolândia, São Francisco do Boqueirão e São João das Almas. Reformou a casa paroquial de Meruoca e Alcântaras. A 25 de novembro de 1951, criou a Associação de Assistência e Proteção à Maturidade e Infância. A 19 de fevereiro de 1966, inaugurou o Patronato Dom José. Dirigido pelas irmãs Josefinas.
Nos seus últimos anos, foi um incentivador incansável de todos os empreendimentos que buscaram o desenvolvimento social e religioso de Meruoca. Como reconhecimento de seus méritos, a Santa Sé o agraciou com o título de Monsenhor. Faleceu na Santa Casa de Sobral, no dia 11 de março de 1998. Sepultado no dia seguinte, na Matriz de Meruoca.

Imagens da Exposição dos objetos deixados por Mons. Furtado:


Túnica e estola de Mons. Furtado
 Fotos: Pe. Bosco Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário